quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Desenvolvimento das atividades para a realização das Olimpíadas de Português.


Olimpíada de Língua Portuguesa - 2012
Escrevendo o futuro
Tema: O lugar onde eu vivo
Aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio foi proposto o gênero “artigo de opinião”, com o principal objetivo de motivar o aluno a (re) conhecer questões polêmicas que atravessam nosso cotidiano. Afinal, entender o que esta em jogo em cada caso, perceber “quem é quem”, certificar-se de interesses em disputa, estratégias em ação, etc. são formas eficazes de se enrolar nas questões que movem a vida em sociedade. Debatê-las, colaborando para a formulação coletiva de respostas, é parte da vida política cotidiana numa sociedade democrática. É parte, portanto, do pleno exercício da cidadania.

Professoras: Márcia Cristina de Oliveira Lourenço – 3º ano
                        Sueli Borba – 2º anoOlimpíada de Língua Portuguesa - 2012

O gênero crônica proposto pela Olimpíada de Língua Portuguesa para os anos 8º e 9º, foi trabalhado da seguinte forma: primeiramente foi feita uma sondagem do conhecimento que os alunos já possuíam sobre as características desse gênero textual, público alvo, veículos de comunicação, principais temas abordados, finalidade e outras. Em seguida, foi feito o registro, no caderno, de tais características. Partimos, então, para a análise de determinadas crônicas, inicialmente levantávamos hipóteses sobre os fatos narrados, partindo apenas do título, depois ouvíamos a crônica narrada em CD e comparávamos com as hipóteses levantadas, na sequência líamos, debatíamos e por fim os alunos respondiam, por escrito, a questões que enfatizavam as características da mesma. Visando exercitar a futura produção de crônicas, foram propostas questões em que eles escreviam pequenos textos se posicionando como narradores, considerando a temática em questão. Finalmente produziram seus textos observando os aspectos estudados

Maria de Fátima Rodrigues da Silva Dominiquini
Sueli Borba
Michelli Suelem Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário